setembro 26, 2017

Imunização

Processo de imunização da madeira

O processo de imunização da madeira por meio da autoclavagem consiste na impregnação profunda de produtos fungicidas e inseticidas na madeira, protegendo-a inclusive em situações de contato com o solo e/ou água corrente. Desta forma, obtém-se a preservação da madeira e aumenta-se consideravelmente sua vida útil.

Após o tratamento, as madeiras adquirem uma coloração esverdeada, e ficam protegidas contra fungos e insetos.Este tratamento confere às madeiras durabilidade média de 15 anos, e em alguns casos, dependendo da utilização, até mais de 20 anos.

A madeira tratada com CCA é aprovada nos países mais avançados do mundo, onde é utilizado em diversos tipos de construções, inclusive aceitando fino acabamento. A utilização de madeiras oriundas de reflorestamentos é hoje a melhor solução para a sua construção.Este tipo de madeira tem alta resistência e é ecologicamente correta, tendo em vista que ajuda na preservação das florestas nativas.

Ciclos do processo

1 – Secagem da madeira.

2 – Introdução da madeira na autoclave.

3 – Vácuo inicial para retirada do ar existente no interior da madeira.

4 – Transferência da solução de tratamento para a autoclave.

5 – Sob alta pressão, a solução de tratamento é injetada na madeira até a sua saturação. Esta condição é mantida até que a reação química entre o preservante e a madeira se complete.

6 – Alívio da pressão e retorno da solução excedente ao reservatório.

7 – Vácuo final para a retirada do excesso de solução (não impregnada) da superfície da madeira e do interior da autoclave.